,

ECO Magazine Nº4

6,00

Não me revejo nos líderes atuais”. A frase é de Mafalda Rebordão. Empreendedora, gestora de parcerias estratégicas da Google a partir de Londres, membro do conselho estratégico da CIP para o investimento estrangeiro e do conselho consultivo de Marcelo Rebelo de Sousa . Com 26 anos já viveu em cinco países, mas afirma querer regressar a Portugal, país que, diz, ‘não a quer receber’.

Em várias esferas, na pública como na privada, não há lugar para os jovens e muito menos para jovens com ambição. Porque não há espaço, porque somos demasiado novos, porque Portugal é demasiado pequeno, porque os jovens têm muita vontade de fazer coisas, porque os jovens acham que isto se muda depressa e não é assim que funciona nas empresas, porque ‘vocês’ [jovens] estão habituados, lá fora, a uma velocidade e essa velocidade não existe em Portugal“, diz. “É tal a quantidade de preconceitos e barreiras que acabamos, nós próprios, portugueses, a criar ao nosso país”, atira.

“Os jovens estão fora, as mulheres estão fora, e não há espaço em Portugal. O país está a tornar-se uma estância de férias ou um lar de idosos”, lamenta a jovem na grande entrevista da nova edição do ECO magazine, no momento em que o país está a viver o pós-eleições e as mudanças políticas que resultaram do voto dos portugueses.

O ECO magazine foi também ouvir o que empresárias, gestoras, empreendedoras, advogadas, diretoras de comunicação, de marketing, criativas ou dirigentes associativas têm a dizer sobre os desafios que enfrentam no mundo do trabalho e das empresas.

Anna Lenz (Nestlé), Cristina Castanheira Rodrigues (Capgemini Portugal) e Mónica Ferro (United Nations Population Fund) assinam as opiniões nesta edição, trazendo uma reflexão sobre os desafios da economia e do setor alimentar, mas também da demografia, em Portugal e no mundo.

Uma análise sobre a evolução das insolvências em Portugal, mas também uma reportagem à têxtil Calvelex são outros dos grandes temas nesta edição, na qual também damos conta da transformação dos escritórios em espaços residenciais (Metro Quadrado), da nova ‘explosão’ da bitcoin e das oportunidades de crescimento que apresenta (Portefólio Perfeito), dos esforços de internacionalização das startups (Saber Fazer) e onde ‘descodificamos’ os lucros históricos da Banca.

O ECO magazine traz também os contributos das diversas marcas que fazem parte do universo ECO. “Estamos mais abertos a mudar de emprego. Porquê?” é o tema trazido pelo Trabalho by ECO; “Como as autarquias do interior atraem mais turismo” é escalpelizado pelo Local Online; enquanto o Capital Verde dá conta do esforço que está a ser feito pelos parques de escritórios em tornarem-se mais verdes no artigo “Segredo dos escritórios ‘verdes’ está na eficiência”.

Já ECO Seguros analisa como os “Seguros de crédito querem prevenir a economia em 2024” nesta edição enquanto no Fundos Europeus reflete-se se os fundos vindos da Europa são, a longo prazo, uma “Maldição ou bênção?” para a economia nacional. A Advocatus explica como os “Contribuintes triunfam em arbitragens fiscais” e no +M aproveita-se a campanha da ‘estante’ do Ikea para mergulhar no fenómeno das campanhas virais em “Quer um ‘viral’ para a sua marca? Más notícias, provavelmente não vai acontecer”.

E depois dos negócios, ficam as sugestões de business & leisure da Time Out, parceira editorial do ECO. E nesta edição avançamos para a estrada com o Auto ECO onde, todos os meses, testamos algumas das propostas do mundo automóvel.

Categorias: ,

A 10 de outubro de 2016, o ECO assumiu um compromisso com os leitores, quando chegou, ao seu computador e telemóvel, com três valores essenciais: Independência, rigor e relevância.

Chegou agora o momento de trazer uma novidade aos nossos leitores e parceiros.

Uma revista complementar do jornal online, com o mesmo compromisso e os nossos valores.

O ECO — A ECOnomia nas suas mãos é uma revista mensal com um design apelativo, sofisticado, criativo e inovador, que para além de facilitar a leitura, também a estimula.

O ECO — A ECOnomia nas suas mãos tem dez edições por ano, duas Especiais. É na primeira semana de cada mês que chega às bancas, tendo em média 120 páginas por edição.

Também pode gostar…

Carrinho de compras