,

ECO Magazine Nº10

6,00

Engenheira de telecomunicações, aos 24 anos Cristina Fonseca cofundou a Talkdesk, plataforma de contact center na cloud, um dos seis unicórnios nacionais, depois criou a Cleverly.ai, comprada pela multinacional Zendesk, onde é vice-presidente para a área de Produto. A ainda administradora não executiva na Galp é a entrevistada nesta edição especial do ECO magazine dedicada aos empreendedores nacionais.
Categorias: ,

Empreendedora e investidora — é sócia-fundadora da Indico Capital, empresa de capital de risco que tem 217 milhões de euros sob gestão e já investiu 90 milhões em 49 empresas —, Cristina Fonseca tem uma visão global sobre o empreendedorismo nacional — para o qual ainda se olha como se fosse “um festival” — e os obstáculos que enfrenta.

Não há incentivos para os privados colocarem capital sob a gestão dos fundos e se o SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial) trouxe maior liquidez ao ecossistema, a investidora receia que muito desse dinheiro não seja aplicado “de forma produtiva”.

Faltam mais unicórnios nacionais (empresas avaliadas em mil milhões de dólares) — mas duvida que nasçam em “fábrica” — e tecnológicas com dimensão no país. Mais do que o IRS Jovem, a forma de fixar talento no país.

No momento em que se realiza mais uma edição da Web Summit Lisboa, mergulhamos a fundo no ecossistema de empreendedorismo português e falamos com os protagonistas — fundadores, investidores, incubadoras — para perceber quais os principais obstáculos para o ecossistema escalar. É o tema do Capital: “Nação startup à procura do ‘efeito Ronaldo’ para escalar”.

Na opinião, ouvimos os fundadores de unicórnios e scaleups Marcelo Lebre (Remote), Diogo Mónica (Anchorage Digital), José Sacadura (Powerdot) e Vasco Pedro sobre os desafios que enfrenta o ecossistema e o que mais pode ser feito para o dinamizar.

Nesta edição especial do ECO magazine dedicada aos empreendedores nacionais fomos ainda à cidade dos arcebispos visitar a Startup Braga, incubadora que tem planos para lançar um novo cluster temático, num investimento de cinco milhões de euros. Os planos podem ser lidos no Chão de Fábrica: “Braga acolhe novo cluster de BioMedTech”.

“Como as mulheres estão a transformar a riqueza global (e brevemente o mundo)” foi o assunto em análise nesta edição em Portefólio Perfeito.

O ECO magazine traz também os contributos das diversas marcas que fazem parte do universo ECO.

“Tecnologia abre a porta a fraudes no recrutamento” é o tema desta edição do Trabalho by ECO; enquanto no Local Online ouvimos empresários afetados pelos incêndios em setembro e o resultado é “Depois dos incêndios, empresários aguardam apoios do Estado para recuperar os negócios”.

“Insurtech. O que existe no mercado e o que aprenderam as incumbentes” é o tema proposto no ECO Seguros; e na Advocatus fomos conhecer dois novos projetos no setor: “De grandes escritórios para projetos de raiz. Estes players pretendem marcar pela diferença”.

“Petróleo e gás rendem mais que o ‘verde’. Mas há pressão para a transição” é o tema que pode ler nesta edição em Capital Verde; em Fundos Europeus fomos ver quais os “Projetos do PRR na corda bamba”; e a +M foi ouvir o mercado sobre o fim da publicidade da RTP, no âmbito do Plano de Ação para os Media, avançado pelo Governo: “RTP sem publicidade: prós e contras”.

E depois dos negócios, ficam as sugestões de business & leisure da Time Out, parceira editorial do ECO, com sugestões de espaços para relaxar. Nesta edição voltamos à estrada com o Auto ECO onde, todos os meses, testamos algumas das propostas do mundo automóvel.

A 10 de outubro de 2016, o ECO assumiu um compromisso com os leitores, quando chegou, ao seu computador e telemóvel, com três valores essenciais: Independência, rigor e relevância.

Chegou agora o momento de trazer uma novidade aos nossos leitores e parceiros.

Uma revista complementar do jornal online, com o mesmo compromisso e os nossos valores.

O ECO — A ECOnomia nas suas mãos é uma revista mensal com um design apelativo, sofisticado, criativo e inovador, que para além de facilitar a leitura, também a estimula.

O ECO — A ECOnomia nas suas mãos tem dez edições por ano, duas Especiais. É na primeira semana de cada mês que chega às bancas, tendo em média 120 páginas por edição.

Também pode gostar…